TRANSPARENTE
Facebook Instagram YouTube
ptenes

left arrow

YURI PORTO

O cantor, compositor e violonista Yuri Porto nasceu em 1977 na Cidade de Campina Grande/PB, sendo erradicado no Município de Recife/PE.

Ainda criança ingressou no Conservatório Pernambucano de Música, pela facilidade que reproduzia as músicas "de ouvido" em um pequeno Teclado.

Aos 12 anos começou a tocar os seus primeiros acordes em um violão, mesma ocasião em que compôs sua primeira canção (Liberdade de expressão).

Aos 17 anos ingressou na vida profissional se apresentando em alguns Bares do Recife. Participou ativamente do cenário musical do Manguebeat tocando e cantando em diversas bandas locais que se apresentavam nas principais casas noturnas da Capital Pernambucana, e bem assim viajava por todos os Estados do Nordeste.

O seu trabalho sofre forte influência da Bossa Nova, Tropicália e MPB moderna, inspirando-se nos trabalhos dos Mestres: Cartola, Noel Rosa, Tom Jobim, Vinícius de Morais, João Gilberto, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Lenine, João Bosco, João Nogueira, Djavan, Dorival Caymmi, Chico Cesar, Rita Lee, dentre tantos outros.

Com um forte viés no samba, e versatilidade de estilos, se apresenta em diversos locais e festivais que se realizam na Praia de Pipa/RN, local onde fixou resistência há mais de 8 anos.