TRANSPARENTE
Facebook Instagram YouTube
ptenes

left arrow

IGOR PRADO & TJR

Igor Prado começa a se interessar pela guitarra aos 11 anos e logo se apaixonou pela linguagem do blues, com 16 anos já tocava em bares e festivais com liminar da justiça por causa da pouca idade.

Desenvolveu um estilo um pouco diferente de tocar, pois autodidata e canhoto aprendeu virando uma guitarra de destro de cabeça para baixo, Igor é um canhoto que toca com as cordas invertidas do instrumento.

Aprofundou-se na linguagem do Blues Tradicional, Soul, Funk e todos derivados da black music.

O guitarrista tem em sua bagagem diversas excursões com renomados artistas americanos como Kim Wilson (Fabulous Thunderbirds), Wee Willie Walker, Rod Piazza, Mud Morganfield (Filho do lendário Muddy Waters), Curtis Salgado, Rick Estrin, Lynwood Slim, Sugaray Rayford, Sax Gordon, Junior Watson, Deitra Farr e artistas nacionais como Mano Brown & Boogie Naipe, Nasi, Wilson Sideral e Nereu Mocotó.

Igor Prado também como produtor musical já produziu alguns álbuns (Flávio Guimarães/Blues Etílicos), Prado Blues Band, Donny Nichilo (pianista de Buddy Guy) todos lançados no Brasil pelo selo independente “Chico Blues Records” e simultaneamente nos EUA pelo conhecido selo “Pacific Blues” do produtor Jerry Hall que atuou na lendária Motown Records produzindo artistas como Marvin Gaye, Smokey Robinson & Stevie Wonder.

Em 2007 foi indicado pela revista canadense “Real Blues” e pela britânica “Blues Matters” na lista dos melhores álbuns de 2007 junto com diversos artistas consagrados do cenário norte-americano sendo o único sul-americano nessa lista.

Em 2009/10 participou de um dos maiores festivais do genêro nos EUA, o Doheny Blues Festival ao lado de artistas como The Black Crows, Crosby, Still & Nash, Kim Wilson, Robert Cray, Taj Mahal entre outros.

Em 2010 em parceria com o cantor e gaitista californiano Lynwood Slim assinou com o maior selo de blues dos EUA, a Delta Groove, o álbum entitulado “Brazilian Kicks”.

Em dezembro de 2010 alcançou o TOP #10 (Álbuns mais executados nos EUA – Living Blues Chart) na posição #2 junto com artistas como Buddy Guy (#1), Junior Wells, Robert Cray entre outros.

Em 2012 lançou o projeto “Blues & Soul Sessions – CD&DVD” com participações de grandes artistas internacionais como o premiado, Curtis Salgado (Robert Cray & Carlos Santana), J.J Jackson, Tia Carroll, Sax Gordon, Greg Wilson, Donny Nichilo entre outros.

Blues & Soul Sessions foi nomeado como o melhor álbum de 2012 nos EUA pelo site “Blues Junction” e selecionados na coluna “Bravo!” da revista americana Blues Revue ao lado de artistas como Ben Harper, Charlie Musselwhite & Gary Clark Jr.

Em 2015 lançou pela gravadora americana Delta Groove o album “Way Down South”, uma coletânea de gravações desde 2012 que contou com a participação de pesos pesados como Kim Wilson, Mud Morganfield, Rod Piazza entre outros.

Então em Março e Abril de 2015 alcançou um feito inédito para um artista sulamericano, a posição número #1 de album mais tocado dentro do território Americano (Living Blues Chart).

Em 2016 foi indicado ao Blues Music Awards, o “Oscar” do Blues Americano na categoria “Best New Artist Album”, um feito histórico, se tornando o primeiro e único artista sulamericano indicado na renomada premiação.

Em 2018 foi também o único artista sulamericano indicado pela bíblia do Jazz americano a revista Downbeat Magazine (Artista de Blues de 2018).

Em 2023 com vinte anos de carreira estréia seu projeto “Igor Prado & TJR” misturando o Blues, Soul e Funk norte-americano com o Afro-beat, Hip-hop e derivados do Brasil. O show contará com a banda TJR formada por veteranos músico da cena Black, Soul & Gospel juntamente com o DJ EB revelação do cenário paulistano numa fusão de ritmos, grooves e sensações.

Hoje podemos afirmar que Igor Prado é um dos maiores orgulhos musicais do país tendo passado por mais de 40 países como Argentina, Áustria, Austrália, Bélgica, Chile, Dinamarca, Paraguai, México, Espanha, Itália, França, Alemanha, Noruega, Suíça, Luxemburgo e Estados Unidos.